quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Os curtas da temporada de outono 2015


Nesse post, faço um comentário simples e rápido de oito animes curtos da temporada.



Miss monochrome 3ª temporada
Estúdio(s): SANZIGEN Animation
Duração: 7min 50s


Tanto na segunda quanto na terceira temporadas, houveram alterações na dinâmica episódica. Na primeira temporada, se vocês se lembram, os episódios consistiam em séries de tentativas e erros, em que Miss monochrome se esforçava para tornar-se popular de qualquer jeito, arrumando confusão no processo. Já na segunda e na terceira, a tentativa e erro foi abandonada, e nossa protagonista passou a perseguir seus objetivos de uma maneira mais focada, fazendo propaganda, contratando dançarinas e aproveitando sua popularidade como manequim em um programa de variedades. Ela também adotou o costume de fazer brincadeiras e enganar sua recém-contratada produtora, vide o desastre dos números exorbitantes de produtos da Miss monochrome para serem vendidos em sua turnê. De qualquer forma, assistam. Recomendo especialmente o terceiro episódio dessa temporada.


Hacka Doll the animation
Estúdio(s): Creators in pack e Trigger
Duração: 7min 50s


Imagine Robot Girls Z, só que sem o bullying e com protagonistas portadoras de intenções nobres. Você tem Hacka Doll. Sua história gira em torno de três garotas-robô, as Hacka Doll, cujo objetivo é ajudar os usuários a "evoluírem". De acordo com o narrador, o intento original de sua criação era prover os usuários com um programa de navegação que permitisse selecionar informações com muito mas rapidez, visto que hoje em dia esta é ilimitada. As Hacka dolls estiveram presentes em muitos eventos históricos, desde a ascensão de Napoleão até a invasão das praias da Normandia na segunda guerra, e se não fosse por elas, a história teria sido escrita de um jeito diferente. Como podem ver, é um anime que tem uma proposta cômica abrangente, com as Hacka Dolls podendo "evoluir" seus usuários nas mais variadas situações e nos mais variadas importâncias. Poderia-se dizer inclusive que o trabalho delas é o que deveria ser na prática o trabalho da escola: ajudar o aprendiz a se desenvolver nos aspectos intelectual, emocional, motor e social, explorando suas capacidades e auxiliando no seu desenvolvimento. Porém, nem tudo são flores, e há uma razão óbvia pela qual as Hacka Dolls atuais são consideradas inúteis pela sua supervisora, mas isso você descobrirá assistindo o anime. 


Komori-san wa kotowarenai!
Estúdio(s): Artland
Duração: 2min


A principal e única piada desse curta é que a Komori não consegue recusar nenhum favor, por isso o título "Komori-san wa kotowarenai" ("Komori-san não consegue recusar). Uma das possíveis explicações para o fato de das pessoas pedirem tanto sua ajuda é sua altura, visto que suas amigas anãs não alcançam nem o seu ombro. Os peitos agem como um componente que simboliza todo o peso dos favores alheios que ela consegue suportar. E vai tão longe que até cede a vez para outras alunas no banheiro feminino, mostrando que é realmente uma personagem do tipo caricatura, isto é, uma personagem definida exageradamente por um único aspecto.


Fushigi na Somera-chan
Estúdio(s): Seven
Duração: 3min 30s


Somera-chan é uma mistura de humor pastelãoparódia e alguma outra coisa que eu não consigo definir o que é. Se utiliza de uma história contada em ritmo veloz de modo a comportar vários acontecimentos em pouco tempo, além de personagens com cabeças e olhos enormes para combinar com o estilo de humor. A imagem de cima mostra um momento peculiar em que uma personagem percebe que a outra está com o pulso atravessado em um pão, tenta alertar as outras disso, mas elas não se apercebem do fato por motivos inexplicáveis.


Anitore EX
Estúdio(s): Rising Force
Duração: 4min 0s


Esse é um daqueles animes interativos em que você precisa realizar uma outra atividade enquanto assiste. No caso, aqui, o objetivo é bater p-, digo, fazer os exercícios conforme instruído pelas garotas. Como é um anime interativo, não fará sentido assistir a não ser que você execute as atividades propostas.



Onsen Yousei Hakone-chan
Estúdio(s): Asashi e Production Reed
Duração: 4min 0s


A história fala sobre uma loli que é a deusa da fonte termal ou coisa assim, e seu modo de operação consiste em duas coisas: a primeira é ver a loli se gabar de seus poderes; a segunda é ver a loli usar seus poderes e como isso afeta as pessoas em volta. Espere hadaka no tsukiai, loli conquistando carisma alheio com seus poderes e piadas com peitos.


Kowabon
Estúdio(s): ILCA
Duração: 3min 0s



Kowabon é uma série de histórias de terror animadas em velocidade de 20~30 frames por segundo (pelo meu olhômetor) que utiliza a técnica de rotoscopia para animação. Sua inspiração principal parece ser o filme "O chamado", visto que em todo episódio, a Sadako aparece. A temática gira em torno de câmeras de vídeo e espíritos se inserindo nas filmagens, o que é conhecido como "fotografia psíquica", ou simplesmente nensha. Assim como no caso da Sadako, apenas as pessoas que assistem os vídeos são afetadas pelo espírito do mal.


Kagewani
Estúdio(s): Tomovies
Duração: 7min 50s



Kagewani é a típica narrativa de mistério/suspense/horror. Começa com um grupo de estudantes aventureiros que se atreveram a desbravar o desconhecido e pagaram o preço por isso. Cabe agora a um detetive - normalmente imune a acidentes desafortunados - investigar o que está por trás do aparecimento dos terríveis monstros. É uma luta do ser humano contra a fantasia inconsciente criada pelas impiedosas forças da natureza. Seu estilo de animação é pouco ortodoxo e me lembrou South Park em alguns momentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário